RADICAL

.

ÁGUA AZUL recebe 1ª etapa do Transparaná 2017,

maior rali de regularidade das américas

 

Apucarana recebeu na quata-feira (08/02) jipeiros de várias partes do Brasil para a abertura do TRANSPARANÁ 2017, maior rali de regularidade das américas. Esta foi a 23ª edição, com início em Apucarana e chegada em Curitiba e participação de cerca de 70 jipeiros, contando com os maiores nomes do segmento no país. Entre estes grandes nomes, está o navegador Lourival Roldan, vencedor do Rally Dakar 2017, rali mais prestigiado do mundo, realizado em janeiro, quando o Brasil conquistou o título pela primeira vez na história.
O local escolhido para sediar a abertura do rali deste ano foi o Clube de Campo Água Azul, devido à sua excelente estrutura e amplo espaço. A largada aconteceu às 13h00, com uma equipe saindo a cada um minuto para percorrer estradas da região, sendo que a última parte do percurso foi feita na Pedreira Ponta Grossa, com a chegada do primeiro carro marcada para as 18h00 e festa de premiação da etapa à noite.

 

O RALLY
O Transparaná é um evento que, ao fazer a ligação da costa oeste com a costa leste do Estado do Paraná, através de seus “caminhos históricos”, antes percorridos por desbravadores, tropeiros, colonizadores, índios, jesuítas, etc, tornou-se uma importante vitrine de mostra da história paranaense e brasileira e das potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas dos municípios hospedeiros.
O maior raid do Brasil, o Transparaná, nasceu da idéia de alguns jipeiros do Jeep Clube de Curitiba, no início da década de 90, que acreditavam no sucesso de um evento dessa magnitude. No entanto, por inúmeros motivos, a idéia foi colocada em prática somente no ano de 1994, onde se iniciou os preparativos para a realização do evento que seria o primeiro Transparaná, cuja rota foi de Londrina, no norte do Estado, ao litoral paranaense, percorrendo a extensão de 680 quilometros. Esse primeiro evento contou com a participação de 88 veículos, tendo um deles sido pilotado pelo conhecido piloto Wilson Fittipaldi.
Já na primeira experiência, o Transparaná foi de grande sucesso e a idéia dos nossos amigos vingou e passou a fazer parte do calendário oficial do Jeep Clube de Curitiba que em todos os anos seguintes o teve coroado de pleno êxito e ano a ano vem evoluindo, contando com o aumento significativo de participantes e com as evoluções tecnológicas de veículos e produtos off-road.