A história do Clube

A história do Clube de Campo Água Azul começou em 1948, quando duas famílias de origem italiana deixaram a cidade paulista de São Carlos do Pinhal e vieram para Apucarana. Aqui, compraram uma área de 10 alqueires.

Os casais Maria Spazione Ferragine e José Ferragine e Luiz Ferragine e Olivia Cavalete Ferragine desbravaram o mato. Com o dinheiro da venda da madeira, fizeram a escritura da terra. No primeiro ano plantaram arroz, feijão e milho. No segundo, começaram a cobrir toda a área com 50 mil pés de café.

Mas a grande geada de 1975, que dizimou as lavouras de café, mudaria os planos da família Ferragine. Foi então que resolveram abrir um poço artesiano e construir uma piscina.

Em 1961, começou a operar a Pedreira Ponta Grossa, indício de que a agricultura não seria mais a atividade preponderante naquela área. A pedra saia de carroça e foi usada na construção da Catedral, do Palácio do Comércio e diversos importantes empreendimentos em que a Pedreira Ponta Grossa forneceu material.

A construção da piscina iniciaria somente em 1978 e com muita dificuldade. A família trocava pedra por material de construção na cidade. Neste ritmo e também devido à dimensão, a piscina levou cinco anos para ser concluída. Finalmente, em 1983 ela estava pronta e foi inaugurada. Neste mesmo ano, começou a venda de um pacote de mil títulos.

À medida que o dinheiro dos associados entrava no caixa foi sendo montada a atual estrutura. A sede social, por exemplo, foi inaugurada em 1993, levando 4 anos para ser concluída. Da mesma forma foram feitas as outras benfeitorias, que compreende vestiário, lanchonete, sede social, caixa d'água, campos de futebol suíço, cancha de bocha e malha, quadra de vôlei, playground, entre outros.