EDUCAÇÃO

Doutor em Educação ministra palestra para professores da rede municipal no Clube de Campo Água Azul

 

Professor Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP e Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo, além de autor de diversos livros na área.

 

A Autarquia Municipal de Educação está realizando a sua Semana Pedagógica, evento que visa à formação continuada dos servidores da rede, bem como o planejamento do ano letivo de 2016. Desde ontem (01) até a sexta-feira (05), mais de mil profissionais participarão das atividades organizadas, que contemplam desde conferências, reuniões e encontros até momentos de reflexão sobre a qualidade do ensino ofertado.

 

O ponto alto da programação, entretanto, ocorreu na manhã de terça-feira (02/02), quando cerca de 680 professores municipais assistiram a uma palestra na Sede Social do Clube de Campo Água Azul, com o Professor Celso dos Santos Vasconcellos, que é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, além de autor de diversos livros na área.

Segundo a secretária municipal de educação, Marli Fernandes, o tema central da palestra foi a Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola.

“Dentro do conteúdo, professor Vasconcellos analisou a questão da disciplina e da indisciplina, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade e de sistema de ensino, analisou também a importância da sensibilidade e da afetividade como fundamento do currículo escolar e apontou alternativas para a construção de uma nova escola pautada numa postura de humanização”, detalhou Marli.

O prefeito Beto Preto participou da abertura do encontro e desejou um bom retorno das férias aos profissionais da educação. “Eu agradeço a vocês pela confiança que depositaram em mim. Nestes três anos de gestão, nós já enfrentamos juntos muitos desafios e mudamos a realidade das escolas apucaranenses. Em 2016, tenho convicção que as vitórias vão continuar”, disse.

Buscando valorizar os professores da rede, Beto Preto ainda garantiu que discutirá diretamente com a classe a sua revisão salarial, cuja data base foi alterada para o dia 1º de fevereiro. “Eu pretendo me reunir com um grupo de cinco ou dez docentes, acompanhados do Sindicato dos Servidores Públicos de Apucarana, para fazermos uma ampla negociação. Nosso objetivo é cumprir o piso salarial previsto em lei para os profissionais da educação, mas sempre pensando na realidade do município. Afinal não existe segredo, precisamos ter recursos em caixa no final do mês para honrar a folha de pagamentos”, anunciou.

A Semana Pedagógica de 2016 prossegue até a próxima sexta-feira, com atividades sendo realizadas em dez polos de estudo. Já o início das aulas nas 37 escolas municipais apucaranenses está agendado para o dia 15 de fevereiro. 

 

Fonte: Site oficial da Prefeitura de Apucarana

Fotos: Edson Denobi

.